Header Ads

Projeto “Portas Abertas” seleciona escolas e faculdades para visitação guiada a estações de água e esgoto de Manaus

A concessionária Águas de Manaus está selecionando escolas e faculdades para participarem de visitas guiadas nas estações de tratamento de água e esgoto da capital. No projeto “Portas Abertas”, estudantes a partir de 12 anos de idade podem conhecer o funcionamento do processo de captação, tratamento, produção e distribuição da água, além da estrutura de tratamento de esgoto que atende vários bairros da cidade. 

Foto: Divulgação / RDC

As visitas ocorrem periodicamente nas Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e 2), localizada na Ponta do Ismael, Zona Oeste. Além de acompanhar todo o processo de tratamento, os estudantes tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do saneamento básico da cidade. A Ponta do Ismael fornece água tratada para a cidade desde o começo do século XX. Em 1906, os ingleses construíram a estação do bombeamento no local. A unidade funcionou até os anos 70, quando foi substituída pela pela ETA I, que opera até hoje. Nos anos 2000, a Ponta do Ismael ganhou o novo ponto de captação e tratamento de água, a ETA II. Mais de 600 milhões de litros de água tratada são produzidos diariamente na Ponta do Ismael.

Além dos estudantes terem a oportunidade de saber como ocorre a produção e distribuição de água, o projeto “Portas Abertas” também leva os visitantes a conhecerem a maior Estação de Tratamento de Esgoto do Norte do Brasil, a ETE Timbiras, no bairro Cidade Nova, na Zona Norte. Inaugurada em 2018, a unidade tem capacidade para tratar 230 litros por segundo e devolve a água ao igarapé com nível de pureza superior a 95%, beneficiando mais de 100 mil moradores dos bairros e comunidades do entorno. 

AGENDE SUA VISITA- As escolas e instituições que têm interesse em agendar visitas para conhecer a infraestrutura e todo o processo de levar água e tratar o esgoto da população, podem enviar um e-mail para responsabilidadesocial@aguasdemanaus.com.br. As visitas acontecem às quartas e sextas-feiras no horário de 9h às 11h de acordo com a disponibilidade, nas estações de água e esgoto. 

No ano passado, cerca de 1000 mil pessoas participaram das visitas do “Portas Abertas”, incluindo alguns líderes comunitários dos bairros. “Geralmente recebemos visitas de escolas, faculdades e lideranças comunitárias. No entanto, qualquer pessoa acima de 12 anos de idade pode solicitar a visitação e será programado conforme a disponibilidade. Quando se tratar de escolas ou faculdades, o número mínimo é de 15 e o máximo de 30 pessoas por visita”, reforçou a Coordenadora de Responsabilidade Social, Geaneide Vilhena.

Postar um comentário

0 Comentários